O concerto, que foi idealizado por Fafá de Belém, com o propósito de celebrar e dar voz à mulher lusófona, por intérpretes oriundas de vários países de língua portuguesa, é organizado pelos governos de Cabo Verde, Portugal e do Brasil, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Mais do que um espetáculo musical, a iniciativa, que também está incluída nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, simboliza um espaço de encontro e partilha, ao mesmo tempo que homenageia o papel feminino na construção e expressão das identidades culturais no universo lusófono, promovendo a união pela música.
A primeira edição de “Mulheres da Lusofonia” teve lugar em maio de 2024, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Nessa ocasião, o palco reuniu Ana Laíns, Fafá de Belém, Selma Uamusse, Karyna Gomes, Anabela Aya, Anastácia Carvalho, Lura e Piki Pereira, acompanhadas por um quarteto de cordas, piano, baixo e percussões.
É a música ao serviço do diálogo, cooperação e desenvolvimento sustentável, refletindo a riqueza da diversidade no seio da lusofonia e o papel da arte na construção de um futuro comum.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.