
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, natural de Chicago (Estados Unidos da América) foi hoje eleito papa pelos 133 cardeais reunidos em Roma e assumiu o nome de Leão XIV. De 69 anos, é o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.
“Que a paz esteja convosco”, foram as primeiras palavras do novo Papa ao dirigir à multidão, primeiro em italiano e, depois, em espanhol, já que foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino, além de presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Com formação em Matemática, Teologia e Direito Canônico, Prevost é um agostiniano que foi ordenado padre em 1982, e era bastante próximo do Papa Francisco, com quem compartilhava visões sobre meio ambiente, atenção aos pobres e migrantes. É carinhosamente tratado como Padre Bob.
Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos no mundo todo. No mesmo ano, foi nomeado cardeal por Francisco. Embora discreto nos media, é elogiado por sua escuta e capacidade de síntese.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.