O sorteio, realizado na passada terça-feira, em Dora, definiu os caminhos iniciais para as 80 nações que buscam uma vaga no prestigiado Troféu Naismith, atribuído ao campeão mundial de basquetebol. Além do Grupo A, do qual Cabo Verde faz parte, foram constítuídos outros três grupos de apuramento: Senegal, Congo, Madagáscar e Costa do Marfim (B);Nigéria, Ruanda, Guiné Conacri e Tunísia (C); Mali, Angola, Uganda e Egipto (D).
A qualificação para as seleções africanas será disputada em duas rondas. A primeira decorre em três janelas: novembro de 2025, fevereiro de 2026 e julho do mesmo ano. Para a segunda, que terá lugar entre Agosto de 2026 e Março de 2027, avançarão 12 equipas. Cumprida esta fase, as cinco melhores garantirão um lugar no Mundial.
No total, o processo de qualificação o Mundial de Basquetebol 2027 envolve 420 jogos em seis janelas ao longo de dois anos, distribuídos por África, Ásia/Oceânia, América e Europa. Tudo pelo sonho de estar no Qatar, de 27 de Agosto a 12 de Setembro de 2027.
Fonte: InforPress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.