
A duas semanas do Primeiro Fórum Mulher e os Desafios do Desenvolvimento, que terá lugar no Centro de Convenções da Uni-CV, na cidade da Praia, com um painel de oradores que prometem apresentar visões inovadoras sobre direitos, representatividade e estratégias de mudança social para as mulheres, revelamos-lhe as outras cinco vozes que estarão em destaque.
Margarida Fontes: voz feminina no jornalismo cabo-verdiano
Jornalista e escritora cabo-verdiana, Margarida Fontes destaca-se pelo seu trabalho na cobertura de questões sociais e de género em Cabo Verde, contribuindo para ampliar a visibilidade das questões femininas no arquipélago, através de pontes entre tradição e modernidade. No painel Media e Representatividade, refletirá sobre como o jornalismo pode contribuir para uma sociedade mais igualitária através de narrativas inclusivas.
Marta Lança: uma ponte no diálogo entre África, Brasil e Portugal
Jornalista, escritora, programadora cultural, tradutora e investigadora dedicada à promoção de diálogos críticos entre África, Europa e América Latina. Fundadora do portal BUALA, plataforma de referência sobre pensamento pós-colonial e culturas do Sul Global, coordena programas, debates, exposições e oficinas que intersectam arte, memória, género e descolonização, com ênfase em processos colaborativos e participação cidadã.
Alexandre Nevsky Rodrigues: referência de ponta em matéria de sustentabilidade
Engenheiro de Ambiente pela Universidade de Aveiro (Portugal), como Diretor Nacional do Ambiente representou Cabo Verde em negociações internacionais sobre clima e coordenou candidaturas do Fogo e Maio a Reservas da Biosfera da UNESCO, assim como a elaboração do 3º Livro Branco sobre o Estado do Ambiente. Assume atualmente o cargo de Secretário Nacional para a Ação Climática, liderando os esforços do país no combate às alterações climáticas.
Neusa Gonçalves: ativista pelo desenvolvimento local
Empreendedora, treinadora, guia turística e ativista comunitária da ilha do Sal, Neusa Gonçalves representa uma geração de mulheres cabo-verdianas multifacetadas que constroem pontes entre juventude, inclusão social e desenvolvimento local. É a fundadora e presidente da Associação SARA, escola de formação e integração juvenil focada na capacitação e empoderamento da nova geração.
Marisa Carvalho, uma voz essencial na reflexão sobre um futuro mais equitativo
Presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), jornalista, professora universitária, investigadora e ativista, partilhará no Fórum Mulher a sua visão de desenvolvimento mais justo e inclusivo. Autora da obra “A Participação da Mulher na Vida de Cabo Verde”, Marisa tem um percurso marcado pela promoção de leis, estudos e campanhas pela igualdade de género.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.