
O Governo de Cabo Verde dá início às comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional hoje, 22, com a abertura de uma exposição sobre o 25 de Abril de 1974 no Centro Cultural do Mindelo (CCM), às 18h00, seguida de um espetáculo de música tradicional cabo-verdiana com Edson Oliveira, às 20h00.
Na quarta-feira, 23 de abril, a Praça Nhô Roque será palco do espetáculo “Avelino Chantre”, com danças tradicionais e contemporâneas, às 18h00. Mais tarde, às 20h00, realiza-se uma roda de conversas sobre “A Identidade Cabo-Verdiana e o Processo de Independência”.
Já na quinta-feira, 24 de abril, o dia será dedicado às crianças, com atividades lúdicas na Pedonal, a partir das 19h00, e um concerto infantil com Fábio Ramos na Praça Nova, às 21h00.
O ponto alto das celebrações acontece na sexta-feira, 25 de abril, com a Sessão Solene de Abertura Oficial e Concerto de Encerramento. A cerimónia, marcada para as 17h00 no CNAD, contará com discursos oficiais, presença de personalidades e uma atuação especial do artista Jorge Humberto.
Segue-se um desfile de instituições como a AME/KF, MINDELCULT, Juventude, e a UTI MARCHA. A noite termina com a entrega do Prémio Jovem Cultural e o concerto final no Centro Cultural do Mindelo.
As atividades estendem-se até sábado, 26 de abril, com destaque para a participação da Associação Kolá Sanjon na Praça D. Luís (16h00), e um espetáculo noturno com trajes de Carnaval e atuações de GAÏ, Edson, Constantino e VLU, na Rua de Lisboa.
A celebração dos 50 anos da Independência Nacional visa homenagear a história do país, valorizar a identidade cabo-verdiana e reforçar os laços culturais e sociais entre gerações.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.