
O Presidente da República, José Maria Neves, celebrou hoje, 22 de março, o Dia da Árvore com o lançamento da campanha “50 Árvores”, destacando a importância da sustentabilidade ambiental para o futuro do país.
A iniciativa consiste no lançamento de uma campanha de plantação de 50 árvores nos diversos municípios de Cabo Verde, com início na ilha de Santiago, no âmbito das celebrações do Cinquentenário da Independência Nacional.
O objetivo principal da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, no combate às alterações climáticas, à erosão do solo e à desertificação, além de reforçar o compromisso de Cabo Verde com a sustentabilidade e a resiliência climática.
Durante a cerimónia de lançamento, o Presidente José Maria Neves, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, enfatizou a necessidade de investir mais na mitigação dos impactos das mudanças climáticas, que afetam intensamente o arquipélago, especialmente em relação à seca, à desertificação e à escassez de água.
“Temos de investir mais na mitigação dos nefastos efeitos climáticos e temos de fazer tudo para que Cabo Verde seja mais verde, tenha mais água disponível para todos os cabo-verdianos. Hoje, no Dia Internacional da Árvore e da Floresta, é bom que plantemos árvores”, declarou o chefe de Estado.
O Presidente também abordou a questão da gestão de água, apontando as dificuldades de acesso em muitas comunidades e destacando a necessidade de uma política mais assertiva e integrada para a mobilização de água em Cabo Verde.
“Temos de continuar a mobilizar águas subterrâneas e superficiais, através da construção de barragens, tanques de captação, reservatórios”, acrescentou José Maria Neves.
Além disso, o chefe de Estado sublinhou a relevância de uma gestão mais eficiente da água, que permitirá aos cabo-verdianos cultivar e cuidar de árvores, como mangueiras, limoeiros, abacateiros e laranjeiras, promovendo uma dieta alimentar mais rica e criando oportunidades de emprego.
José Maria Neves fez ainda um apelo aos cabo-verdianos para que se envolvam ativamente na causa ambiental, plantando pelo menos uma árvore, como forma de contribuir para a proteção do meio ambiente e a promoção da segurança alimentar.
No período da tarde, o Presidente da República dará continuidade às atividades comemorativas do Dia da Árvore na comunidade de São Martinho Grande, município de Ribeira Grande de Santiago. Antes da plantação das 50 árvores fruteiras e ornamentais, José Maria Neves participará de uma conversa aberta com as crianças do agrupamento de São Martinho Grande, abordando os temas da água e da árvore.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.