
O apagão elétrico que afetou várias regiões da Europa, incluindo Portugal, Espanha e França, está a causar sérios constrangimentos nas operações aeroportuárias em Lisboa, obrigando ao cancelamento de voos, nomeadamente da Cabo Verde Airlines, que cancelou o voo VR607 (Lisboa–Praia), que estava previsto para esta segunda-feira, 28. A Cabo Verde Airlines garante que está a prestar toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme a legislação em vigor.
Entretanto, a Cabo Verde informou que o voo cancelado foi reprogramado para hoje, 29, com partida prevista para as 13h55 (hora local de Lisboa).
O apagão, que começou na manhã desta segunda-feira, afetou localidades como Lisboa, Madrid e Barcelona, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica e sem sinal de telecomunicações. Relatos nas redes sociais apontam para interrupções generalizadas em diversas cidades.
As autoridades portuguesas não descartam a possibilidade de o apagão ter sido provocado por um ciberataque. O Governo de Portugal já criou um grupo de trabalho para monitorizar e investigar a situação.
Entretanto, o Aeroporto de Lisboa continua a operar de forma limitada, com cancelamentos e atrasos de vários voos, afetando milhares de passageiros.
20 minutos sem eletricidade: o maior apagão de sempre
Portugal já regressou à normalidade depois de nesta segunda-feira o país ter ficado 20 minutos sem eletricidade, o maior apagão de sempre.
Segundo a SIC Notícias, o Governo vai pedir uma auditoria independente à União Europeia para apurar as causas da falha no abastecimento de eletricidade.
A dependência energética de Espanha é apontada por especialistas como uma das causas do apagão, mas a verdadeira causa desta quebra abrupta do fornecimento de eletricidade ainda é desconhecida.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.