
Acontece hoje, 23, a apresentação oficial do projeto Renaturmac, iniciativa cofinanciada pela União Europeia, através do programa Interreg mac 2021‑2027, que pretende acelerar a transição verde e azul nas áreas protegidas das Ilhas Canárias, Cabo Verde e Gâmbia.
O projeto aposta na revalorização e conservação de espaços naturais com vista à criação de um modelo de turismo cultural sustentável que concilie proteção ambiental com atividades produtivas como agricultura, pesca e turismo.
Entre os beneficiários está o Instituto do Património Cultural de Cabo Verde, responsável por desenvolver um sub‑projeto de Turismo Cultural na Serra Malagueta a partir da comunidade de Varanda. As ações incluem estudos de diagnóstico ambiental e sociocultural, instalação de sinalética interpretativa dos trilhos e programas de formação e capacitação destinados sobretudo às mulheres da comunidade de Varanda, incentivando o empreendedorismo local ligado ao ecoturismo.
O evento inicia-se às 10horas, na Sala Funaná do Hotel Oásis Atlântico Praiamar, na cidade da Praia, com o ato oficial de apresentação do Renaturmac, e prossegue às 17horas com uma jornada de divulgação no Centro Cultural da Cidade Velha.
Para amanhã, 24, está prevista uma o calendário uma visita técnica à Serra Malagueta com parceiros do projeto, representantes institucionais e autoridades locais, incluindo a Câmara Municipal de São Miguel.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.