O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, esteve ontem de visita à Universidade de Cabo Verde, onde conversou com os estudantes sobre Educação, Qualificação Profissional e Emprego. Durante o encontro, anunciou o reforço do programa de regularização de dívidas de propinas no ensino superior, “para que mais jovens consigam concluir os seus cursos”.
Na ocasião, revelou ainda planos para a criação de novas residências universitárias com rendas acessíveis, destinadas a facilitar a mobilidade dos estudantes, destacando que algumas dessas infraestruturas já se encontram em fase de conclusão.
“Estamos também a preparar um pacote de medidas para garantir a sustentabilidade das universidades públicas e privadas, aumentar a atratividade do ensino superior em Cabo Verde e duplicar a taxa de cobertura, atualmente em 23%”, afirmou Ulisses Correia e Silva.
O Chefe do Governo salientou também a importância do crescimento económico para a criação de emprego e incentivou os jovens a apostarem na formação contínua.
“Incentivo os jovens a persistirem, a procurarem oportunidades e a complementarem as suas formações com estágios, reconversão profissional e competências em línguas e tecnologias”, referiu.
Durante a visita, percorreu diversos espaços da UniCV, incluindo a Casa da Ciência, os Laboratórios de Enfermagem e Histopatologia, o Responsible and Smart Solutions Lab e a Mediateca. “Pude constatar o notável avanço da instituição no domínio da investigação científica e da extensão universitária”, elogiou.
Ulisses Correia e Silva sublinhou ainda o papel essencial das universidades no desenvolvimento nacional, referindo projetos relacionados com a segurança alimentar, a saúde pública e as alterações climáticas.
“Vimos aqui tecnologias, inovações e investigações no setor da agricultura, bem como na medicina e na enfermagem, para formar profissionais altamente qualificados”, acrescentou.
O Primeiro-Ministro apelou ainda a uma maior ligação entre a academia e a sociedade, destacando parcerias já em curso.
“Verificámos, por exemplo, um laboratório que já presta serviços complementares ao sistema nacional de saúde, nomeadamente na deteção precoce do cancro da próstata”, destacou, acrescentando que o Ministério da Saúde “terá todo o interesse em aprofundar esta parceria”.
Após as visitas à UniCV e anteriormente à Universidade de Santiago, Ulisses Correia e Silva participa esta quarta-feira, 10 de abril, na iniciativa Conversa com os Jovens TEK, sob o lema “Inspira-te. Conecta-te. Prepara-te para o Futuro Digital de Cabo Verde”, no Parque Tecnológico da Praia.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.