A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, tem como propósito celebrar a memória da passagem de Elcano, ocorrida a 10 de julho de 1522, durante a fase final da primeira circum-navegação marítima do globo terrestre, um dos marcos mais importantes da história da humanidade.
O projeto visa não só enaltecer a relevância mundial deste feito, como também reforçar o papel histórico da cidade de Ribeira Grande enquanto ponto estratégico de encontro de culturas e de intercâmbio, material e imaterial, ao longo dos séculos.
Na qualidade de Champion da Preservação do Património Natural e Cultural junto da União Africana, José Maria Neves marcou presença na cerimónia para sublinhar o compromisso nacional com a valorização do património histórico e cultural cabo-verdiano.
A recriação histórica da passagem de Elcano será realizada no final de setembro, por ocasião do Dia Mundial do Turismo, e culminará com uma Jornada Científica dedicada ao legado da primeira viagem de circum-navegação, destacando o impacto deste feito no contexto global e local.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.