
Terminou esta quinta-feira, 25 de junho, a visita oficial a Cabo Verde do Procurador-Geral da República Democrática de Timor-Leste, Nelson de Carvalho. Em comunicado, a Procuradoria Geral de Cabo Verde, refere que a visita decorreu num clima de grande cordialidade e resultou num balanço amplamente positivo para as duas Procuradorias-Gerais.
Durante a estadia, a agenda de trabalho prevista foi cumprida quase na íntegra, o que permitiu à delegação timorense conhecer de perto a organização, o funcionamento e as boas práticas do Ministério Público cabo-verdiano, além de aprofundar a troca de experiências em áreas de interesse comum para as duas instituições.
Um dos momentos centrais da visita foi a assinatura de um Memorando Adicional ao Memorando de Entendimento já existente entre as Procuradorias-Gerais de Cabo Verde e de Timor-Leste. O novo instrumento atualiza e reforça o quadro de cooperação entre as duas instituições, ajustando-o aos desafios atuais da justiça e da investigação criminal.
No encerramento do programa, o Procurador-Geral da República de Cabo Verde, Dr. Luís Landim, reafirmou a total disponibilidade da instituição para continuar a aprofundar os laços de cooperação com a congénere timorense, sublinhando o compromisso do Ministério Público cabo-verdiano em partilhar conhecimentos, experiências e boas práticas que contribuam para a modernização dos sistemas de justiça dos dois países.
Por seu lado, o Procurador-Geral de Timor-Leste expressou satisfação com os resultados alcançados, destacando a relevância da cooperação já existente e a importância de continuar a reforçar as relações institucionais entre os dois Ministérios Públicos.
A visita representa mais um passo no aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre Cabo Verde e Timor-Leste, reafirmando o compromisso comum com o fortalecimento do Estado de Direito, a capacitação institucional e a promoção da justiça nos dois países.












































