
O Governo de Cabo Verde destacou a Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema até 2026 durante a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que decorreu ontem, 3, em Doha, no Qatar. A participação de Cabo Verde aconteceu no âmbito da Segunda Cimeira Mundial de Desenvolvimento Social, evento promovido pelos governos do Brasil, de Espanha e do Qatar.
A delegação cabo-verdiana, liderada pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, interveio no Debate de Alto Nível II, intitulado “Reinventando a Cooperação Internacional para Combater a Fome e a Pobreza e Colocar os Programas Nacionais no Centro”.
A apresentação centrou-se na estratégia nacional que visa promover o empoderamento social e económico dos grupos mais vulneráveis através do reforço do acesso à alimentação, água, eletricidade, saúde, educação, habitação , também, ao saneamento,
Durante a intervenção, Cabo Verde apresentou os principais programas e instrumentos de política social implementados no país. O Cadastro Social Único, o Rendimento Social de Inclusão, as iniciativas de inclusão produtiva, o alargamento da rede de cuidados, as tarifas sociais de água e energia, e os apoios à habitação e à educação foram destacados como medidas que contribuem para reduzir as desigualdades e garantir maior justiça social.
O Governo cabo-verdiano reafirmou ainda o compromisso do país com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sublinhou ainda a importância do reforço da cooperação e da solidariedade internacional para erradicar a fome e a pobreza a nível global.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza reúne países, organizações internacionais e entidades da sociedade civil com o objetivo de acelerar o combate à fome e à pobreza extrema no mundo.


















































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.