Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes, uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).
O prémio é dirigido a autores cabo-verdianos ou a residentes em Cabo Verde e visa promover a criação literária e a ilustração para o público infantojuvenil.
Segundo os dados da Imprensa Nacional-Casa da Moeda que comanda o projeto, as candidaturas para textos inéditos podem ser enviadas até 31 de maio, enquanto a fase de envio das propostas de ilustração ocorrerá entre 1 de julho e 31 de outubro, após a divulgação do texto vencedor.
O Prémio Literário Infantojuvenil Manuel Lopes é uma homenagem ao escritor Manuel Lopes, um dos fundadores da literatura moderna em Cabo Verde. Nascido em Campinho, São Nicolau, em 1907, e falecido em Lisboa em 2005, Lopes é lembrado pelo seu legado literário como ficcionista, poeta e ensaísta.
Consoante as informações, o prémio contempla um valor pecuniário de 5 mil euros, distribuído igualmente entre as categorias de texto e ilustração, além da edição em livro dos trabalhos vencedores sob a chancela da Imprensa Nacional.
A escolha dos vencedores será feita por um júri composto por Germano Almeida (presidente), Vera Duarte, Isabel Alçada (texto), Elisabete “Bety” Gonçalves, Tutu Sousa e André Letria (ilustração).
As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online, através do site da Imprensa Nacional, e os candidatos podem consultar o regulamento completo para mais informações.
Na edição de 2024, o conto vencedor foi Nina, de Vanda Azuaga Monteiro, e as ilustrações foram de Wilson Lopes. A INCM e a BNCV acreditam que o prémio é uma importante contribuição para o desenvolvimento da literatura infantojuvenil em Cabo Verde, incentivando a formação de jovens leitores e autores para o futuro.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.