Sexta-feira, 18 Julho 2025

Tesouros de Cabo Verde

Farol histórico do Porto Inglês reabilitado e inaugurado

Primeiro foi o farol Dona Maria Pia (Praia), em março último, e, a seguir, o farol Fontes Pereira de Melo (Santo Antão). Agora, mais uma vez graças à Cooperação Espanhola, que integralmente o projeto, Cabo Verde tem mais um farol reabilitado, o de São José, na cidade do Porto Inglês, ilha do Maio, inaugurado há um par de dias. A cerimónia de inauguração contou com a presença do ministro do Mar, Jorge Santos, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, além da embaixadora do Reino de Espanha, Ana Pietro. 

O ministro do mar, Jorge Santos sublinhou durante a cerimónia a importância histórica do farol para a segurança marítima e para a orientação das atividades pesqueiras e do comércio transnacional da época. «Celebrar a importância do farol do Porto Inglês, que hoje é o farol de São José, em tudo o que diga respeito à segurança marítima, mas também à orientação não só da atividade da pesca, mas de toda a transação transnacional que operava naquele tempo», diz Jorge Santos.

Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga considerou que a recuperação desta obra representa uma mais-valia para a Ilha do Maio, que ganha uma nova atracão turística e recupera um importante património histórico. «Eu acho que é muito importante a recuperação de um património histórico da Ilha do Maio, que recupera o seu papel central a nível da ilha, como farol e como forte, e é uma nova atração turística para esta ilha», reitera Augusto Veiga.

Já a embaixadora espanhola destacou a parceria entre os dois países, referindo que Espanha é o maior financiador estrangeiro em Cabo Verde, especialmente nos sectores do turismo e das pescas. Anunciou ainda que os restantes cinco faróis serão reabilitados muito em breve. «Estou muito orgulhosa porque Cabo Verde e Espanha são parceiros excelentes. O ministro já tinha falado dos financiadores e fez referência que somos o maior financeiro estrangeiro em Cabo Verde, sobretudo nos setores do turismo e das pescas», vincou Ana Pietro. 

O vereador Alcides Silva, em representação da Câmara Municipal do Maio, considerou que a recuperação desta infraestrutura beneficia toda a ilha, criando um espaço multifuncional capaz de atrair turistas e residentes.

Tags

Partilhar esta notícia