Quinta-feira, 23 Outubro 2025

Tesouros de Cabo Verde

Cidade Velha recebe projeto de sinalética turística

O Instituto do Património Cultural (IPC) anunciou esta terça-feira, 21, o arranque da implementação do Projeto de Sinalética – Cidade Velha, Património Mundial, iniciativa que visa reforçar a valorização, interpretação turística e patrimonial do primeiro Sítio cabo-verdiano inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO.

De acordo com o comunicado divulgado na página oficial do IPC, já foram concluídos os trabalhos preparatórios, incluindo a instalação das estruturas de suporte e letreiros, estando agora em curso a colocação dos painéis informativos e da sinalização direcional. A intervenção está a ser realizada em conformidade com os princípios de conservação e valorização do Património Cultural da UNESCO, e tem como objetivo criar melhores condições para a interpretação e fruição do património da Cidade Velha, promovendo experiências educativas e culturais que reforcem a compreensão dos seus valores universais excecionais.

O projeto financiado pela UNESCO, abrange todos os monumentos históricos reabilitados e/ou em fase de reabilitação, incluindo a Fortaleza Real de São Filipe, a Sé Catedral, a Zona do Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, as Ruínas de Nossa Senhora da Conceição e o Convento de São Francisco, bem como o Forte de Santo António, o Forte de São Veríssimo e a Torre da Misericórdia, entre outros espaços de interesse patrimonial e turístico.

Segundo o IPC, o principal objetivo é assegurar o acesso a conteúdos informativos e educativos, permitindo que as visitas se tornem momentos de aprendizagem e de reinterpretação dos valores históricos e culturais que estiveram na origem da inscrição da Cidade Velha na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 2009.

O Projeto de Sinalética – Cidade Velha, Património Mundial representa mais um passo na preservação e valorização do legado histórico da antiga capital de Cabo Verde, consolidando o seu papel como referência internacional na história da expansão marítima europeia e do encontro de culturas.

Tags

Partilhar esta notícia