Sexta-feira, 16 Janeiro 2026

Um número, um nome, uma frase

Inflação fecha 2025 em 3,3% com taxa média anual de 2,3%

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação mensal de 1,0% em dezembro de 2025, encerrando o ano com uma taxa de variação acumulada de 3,3% e uma taxa média anual de 2,3%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A variação mensal de 1,0% registada em dezembro foi superior em 0,6 pontos percentuais (pp) à observada no mês anterior, refletindo uma aceleração dos preços no final do ano.

A taxa de variação homóloga do IPC total, no mês de dezembro de 2025, situou-se em 3,3%, valor superior em 1,2 pp em relação ao mês anterior, enquanto a taxa de variação acumulada do IPC foi de 3,3%, taxa superior em 1,9 pp à observada no período homólogo do ano anterior.

No período em análise, o IPC registou uma variação média dos últimos doze meses de 2,3%, valor superior em 0,1 pp ao registado no mês anterior. Este indicador reflete a evolução média dos preços ao longo de todo o ano de 2025.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo energia e bens alimentares não transformados) assinalou uma variação homóloga de 2,7%, valor idêntico ao registado em novembro de 2025, indicando estabilidade nos preços dos produtos core.

O Índice de Preços no Consumidor é um indicador que tem por finalidade medir a evolução no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Cabo Verde.

O IPC encontra-se classificado em 12 classes de produtos e a sua compilação resulta da agregação de três índices de preços regionais (Santo Antão, São Vicente e Santiago).

 

Tags

Partilhar esta notícia

×