Quarta-feira, 04 Fevereiro 2026

Um número, um nome, uma frase

China reforça cooperação com Cabo Verde em 1,3 milhões de contos

Cabo Verde e a China assinaram no sábado, 30 de janeiro, um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento no valor de 100 milhões de yuans Renminbi (cerca de 1,3 milhões de contos cabo-verdianos), para reforçar a parceria bilateral e a cooperação técnica entre os dois países.

O novo acordo surge na sequência do instrumento de Cooperação Económica e Técnica celebrado em janeiro de 2025, no montante de 200 milhões de yuans Renminbi (aproximadamente 2,9 milhões de contos), e tem como foco áreas prioritárias para o desenvolvimento nacional, incluindo educação e fortalecimento de infraestruturas públicas.

No mesmo dia, foi assinado um acordo por troca de nota para a realização do projeto de reabilitação de três escolas secundárias em Cabo Verde: Escola Secundária de Salineiro, Escola Secundária Olegário Tavares e Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda. O valor deste projeto é de 600 mil yuans Renminbi (cerca de 8 mil contos), financiado a partir dos montantes destinados à cooperação económica e técnica entre os dois países.

A assinatura contou com a presença do embaixador Carlos Semedo, em representação do Governo cabo-verdiano, e do embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang. Conforme o comunicado do Governo de Cabo Verde, os acordos refletem o compromisso contínuo de ambos os países em aprofundar a cooperação bilateral, com especial enfoque em setores estratégicos para o desenvolvimento económico e social.

Tags

Partilhar esta notícia

×