Quarta-feira, 03 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

BAD reforça Programa de Governação eletrónica com 17,7 milhões de euros

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou esta semana, um financiamento de 17,7 milhões de euros a Cabo Verde destinado ao reforço da governação eletrónica e à modernização da gestão das finanças públicas. O apoio orçamental insere-se na segunda fase do Programa de Governação Eletrónica e Reforma da Gestão das Finanças Públicas, que visa acelerar a transformação digital do Estado e aumentar a eficiência na utilização dos recursos públicos. 

SALWEB.cv

A iniciativa centra-se em duas áreas prioritárias: o fortalecimento da governação eletrónica para aumentar a competitividade digital e a modernização da administração pública com vista à consolidação fiscal. O programa pretende melhorar a prestação de serviços públicos através da digitalização, tornando as instituições mais eficientes e transparentes, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento do setor privado como motor de crescimento económico e criação de emprego.

Esta aprovação surge no âmbito de uma parceria estratégica entre o arquipélago e o BAD. Para além do apoio direto ao Orçamento do Estado, o banco financia outros projetos de transformação digital no país. Entre estes destaca-se o TechPark, cujas duas primeiras fases representam um investimento total de 45,5 milhões de euros, e o projeto Morabeza, orçado em 24 milhões de euros e com execução prevista entre 2024 e 2027.

A cooperação entre o BAD e Cabo Verde assume um carácter multissectorial, com intervenções que abrangem desde a conectividade entre ilhas até ao desenvolvimento da economia digital. O objetivo é impulsionar o crescimento inclusivo através da modernização do Estado e do reforço da capacidade competitiva da economia cabo-verdiana.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua