
Quatro milhões de escudos. Este é o valor que o Banco Africano de Investimentos Cabo Verde (BAICV) investiu na requalificação do setor Materno-Infantil do Centro de Saúde da Fazenda, na Cidade da Praia. A intervenção visou melhorar as condições de atendimento às grávidas e crianças do Centro.
As obras, enquadradas no pilar da Responsabilidade Social do banco, abrangeram salas de atendimento, receção, corredores, casas de banho, cozinha e incluíram a aquisição de equipamentos de saúde materna e infantil.
A intervenção surge na sequência de um pedido da enfermeira Jandira Santos, que inicialmente solicitou apoio para requalificar apenas uma sala de atendimento, num valor estimado de 70 mil escudos. Após visitas ao local, o BAICV decidiu alargar o projeto a todo o setor, dada a necessidade e o impacto social da unidade de saúde.
“O pedido inicial era para uma requalificação de uma sala de atendimento, mas após visitas verificámos que era preciso mais e decidimos estender as obras de melhoria a todo o sector materno-infantil, porque o espaço precisava. É um local histórico e o impacto social é imenso”, explica a administradora executiva do BAICV, Olga Barbosa.
A responsável garante que ações deste género vão continuar, assim como os apoios nas áreas do desporto e da cultura, “porque o BAICV entende que são áreas importantes para o desenvolvimento do país”. Olga Barbosa sublinha que a solidariedade social é um dos pilares da instituição e que ajudar um centro de saúde com 50 anos de história, que atende uma grande parcela da população praiense, é uma prioridade.
As obras incluíram a reabilitação de móveis, portas e janelas, bem como a manutenção preventiva do gerador. Elsa Almeida, diretora do Centro de Saúde da Fazenda, destaca que o investimento permite oferecer às grávidas um espaço capaz de as acolher de melhor forma e aos profissionais de saúde condições para prestarem um melhor serviço.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.