Sexta-feira, 26 Dezembro 2025

Um número, um nome, uma frase

275 alunos do 1.º ciclo beneficiam de consultas gratuitas no Sal

Cerca de 275 alunos do 1.º ciclo do Complexo Educativo Manoel António Martins, na ilha do Sal, beneficiaram de consultas de saúde gratuitas no âmbito de um convénio de cooperação entre a instituição de ensino e a organização não-governamental África Avanza.

A primeira fase do projeto decorreu na Escola Kim Barbosa e uma segunda fase está prevista para abranger estudantes do 5.º ao 8.º ano de escolaridade.

A iniciativa surgiu de uma abordagem da própria África Avanza, que propôs ao estabelecimento de ensino a realização de consultas gratuitas aos alunos mais novos, segundo explicou Nádia Santos, diretora do Complexo Educativo Manoel António Martins, em declarações à Rádio Educativa.

A responsável fez um balanço positivo da primeira fase do projeto e apelou aos pais e encarregados de educação para aderirem à iniciativa, considerando tratar-se de uma oportunidade para os alunos serem avaliados por profissionais de saúde sem custos.

A África Avanza é uma organização não-governamental independente, sem fins lucrativos, fundada em 2012 por um grupo de profissionais solidários e voluntários espanhóis. Além de fornecer consultas gratuitas regulares à população da ilha do Sal, a ONG gere o Consultório Solidário de Saúde Infantil, localizado no Centro Comunitário Chã de Matias, em Espargos, onde são prestados cuidados médicos gratuitos a crianças dos zero aos treze anos. As equipas médicas da organização atuam ainda no Hospital Regional Ramiro Figueira e nos centros de saúde de Santa Maria, Palmeira e Pedra de Lume.

Tags

Partilhar esta notícia

×