Sexta-feira, 12 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Zhang Yang, novo embaixador da China, apela a trabalho conjunto por um sistema internacional centrado nas Nações Unidas

O Presidente da República, José Maria Neves, recebeu hoje de manhã, no Palácio do Plateau, as cartas credenciais de Zhang Yang, novo embaixador da República Popular da China em Cabo Verde. A cerimónia, de elevado simbolismo diplomático, reafirma e renova os laços de cooperação cultivados ao longo de quase cinco décadas.

SALWEB.cv

Em declarações à imprensa após o encontro com o Chefe de Estado, Zhang Yang destacou a confiança política mútua e a excelência das relações bilaterais, construídas ao longo de 49 anos de cooperação sólida e pragmática. O diplomata sublinhou que esta parceria é marcada por “uma amizade duradoura e um intercâmbio enriquecedor entre culturas, cidadãos, cidades e instituições dos dois países”.

O embaixador descreveu a conversa com o Presidente José Maria Neves como “muito amigável e de coração a coração”, considerando que as relações diplomáticas desenvolvidas entre os dois países se revelam “muito firmes”, sublinhando a importância da parceria estratégica consolidada no Fórum de Cooperação China-África, realizado em Beijing no ano passado, que elevou as relações bilaterais “ao patamar de parceria estratégica”. O diplomata recordou que este marco demonstra o amadurecimento das relações entre Pequim e a Praia.

Durante o encontro, o embaixador disse ter recebido a garantia do Presidente da República do seu apoio “inabalável ao princípio de uma só China”. Segundo Zhang Yang, este posicionamento de José Maria Neves demonstra “o alto nível de confiança mútuo e política” entre os dois países.

O novo representante diplomático da China incentivou Cabo Verde a aderir à iniciativa do Presidente chinês para a Governança Global, bem como a subscrever o acordo-quadro da Parceria Económica, com vista ao desenvolvimento conjunto, e ainda manifestou desejo de intensificar iniciativas conjuntas de intercâmbio cultural, promovendo uma aproximação ainda mais profunda entre os povos e culturas das duas nações.

O embaixador chinês apelou igualmente a um trabalho conjunto China/Cabo Verde na defesa “do sistema internacional centrado nas Nações Unidas e a ordem internacional alicerçada no direito internacional”.

“Para que possamos aplicar o verdadeiro multilateralismo”, afirmou Zhang Yang, sublinhando a importância da cooperação bilateral no contexto das relações internacionais.

A apresentação de credenciais do novo embaixador chinês reforçou os compromissos diplomáticos de Cabo Verde com parceiros estratégicos internacionais.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua