
A Women In Tech Cabo Verde (WIT-CV), em parceria com a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), realiza esta quinta-feira, 16 de outubro, a partir das 9h00, no TechPark da Praia, a primeira edição do WIT-CV Empodera Tech Cabo Verde – International Summit, em formato de workshop.
Este encontro internacional reúne líderes, profissionais, académicos e estudantes com o propósito de partilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer uma rede colaborativa de apoio ao empoderamento feminino nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o intuito de promover a inclusão, a inovação e o desenvolvimento de competências que posicionem as mulheres como protagonistas na transformação digital de Cabo Verde e do mundo.
O evento, cujo ato de abertura será presidido pelo ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, tem como principal objetivo promover e valorizar a interseção entre tecnologia, educação e empoderamento feminino. Pretende-se que seja um espaço dinâmico e inclusivo onde as mulheres possam adquirir conhecimentos, partilhar experiências e desenvolver competências essenciais para assumirem papéis de liderança nos seus respetivos domínios profissionais.
A sessão de abertura contará com a presença da Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde Santos, e da Diretora Nacional da Women In Tech Cabo Verde, Mayra Silva, e ao longo da cimeira intervirão oradores de renome nacional e internacional, que irão abordar três painéis temáticos de grande relevância: Empoderamento Feminino na Era Digital, O Futuro da Educação em Tecnologia e Unir Gerações: O Futuro da Transferência de Riqueza na Era Digital.
Painéis temáticos e debate sobre inteligência artificial
O primeiro painel, moderado por Carine Monteiro, da ARME, contará com as intervenções de Joana Rosa, ministra da Justiça, Patricia Portela, coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Luísa Lopes, presidente da DNS.pt, e Sofie Maddens, do ITU – Chief Digital Knowledge Society Department Telecommunication Development Bureau (em formato online).
Um dos momentos de destaque será o debate em formato Oxford, subordinado ao tema “Inteligência Artificial: Impedindo ou Acelerando o Empoderamento das Mulheres?”, que promete estimular reflexões profundas e promover o pensamento crítico sobre os impactos da inteligência artificial na equidade de género. O debate será moderado por Janet da Luz, representante da WIT CV, e contará com a participação de Elson Vaz, da SIntaxy, Arlinda Peixoto, CEO da Pagali, Sheila Pinto Monteiro, advogada, e Clóvis Silva, deputado da Nação e presidente do Laço Branco.
O segundo painel, dedicado ao futuro da educação em tecnologia, será moderado por Darlyn Estrela, representante da WIT CV, e reunirá João do Monte Duarte, Reitor da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Celestino Barros, Pró-Reitor da UNICV (online), Joelma Tavares, CEO da Devtrust, Nele Leosk, Embaixadora-at-large para assuntos digitais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia (online), e Lumumba Barbosa, administrador da NOSi.
O terceiro painel, subordinado ao tema “Unir Gerações: O Futuro da Transferência de Riqueza na Era Digital”, será moderado por Milton Cabral, da DGTED, e contará com a participação de Aminata Nana Sakho, diretora geral do Ecobank em Cabo Verde, Antão Chantre, do BCN, Juvenal Pereira, do IMJ, e Jaquelina Ngulo, diretora nacional da Women in Tech Angola.
Sessões técnicas complementares
O programa inclui ainda duas sessões Ignite Talk, que abordarão temas de vanguarda tecnológica. Júlio Delgado, CEO da STEM, apresentará “Data Analytics & AI”, enquanto Arlinda Peixoto, CEO da Pagali, falará sobre “Blockchain and AI”, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada sobre as tecnologias emergentes e o seu impacto no empoderamento feminino.
Gala “Mulheres que Inspiram”
Esta edição do Empodera TECH Cabo Verde International Summit será seguida de uma Noite de Gala – “Mulheres que Inspiram”, que acontece no mesmo dia e local, a partir das 19h00, visando reconhecer e celebrar o percurso de mulheres pioneiras no setor tecnológico em Cabo Verde.
A Women In Tech Cabo Verde tem como um dos principais propósitos aumentar a representação feminina na tecnologia em Cabo Verde por meio de programas de mentoria, eventos educacionais, redes de apoio e promoção de oportunidades de aprendizagem e networking para mulheres e raparigas.Tentar novamenteO Claude pode cometer erros. Confira sempre as respostas.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.