Domingo, 19 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Voluntários são “essenciais” na recuperação da ilha após tempestade Erin

Os voluntários têm sido uma “grande mais-valia” no apoio às populações afetadas pela tempestade que atingiu São Vicente em agosto, afirmou este sábado, 18, a secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, durante o ato central de celebração do Dia Nacional do Voluntário da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que se assinala amanhã, 20. 

SALWEB.cv

No discurso proferido no Mindelo, a governante destacou o contributo dos voluntários na resposta à catástrofe que se abateu sobre a ilha, sublinhando que o seu papel é “absolutamente essencial” para complementar o trabalho das autoridades e instituições.

“Felizmente, São Vicente tem beneficiado enormemente da solidariedade e do espírito de ajuda de muitos voluntários, especialmente na sequência desta tragédia”, declarou Lídia Lima, que felicitou também as pessoas e instituições de outras ilhas, da diáspora e de várias partes do mundo que se mobilizaram para apoiar os afetados.

A secretária de Estado reconheceu que, embora as autoridades liderem o processo de recuperação da ilha e de apoio às famílias carenciadas, o trabalho voluntário tem sido fundamental para dar resposta às diversas situações de vulnerabilidade.

Resposta “mais forte” que o impacto da tempestade

O presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Arlindo Soares de Carvalho, afirmou que, apesar do forte impacto da tempestade Erin, “a resposta dos voluntários tem sido mais forte e consistente”.

“São vocês que levam o nosso trabalho a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, providenciando assistência alimentar, segurança habitacional, higiene, saúde e tantos outros serviços”, enalteceu o responsável, referindo-se aos sete princípios fundamentais que orientam a ação da instituição.

Também o vereador da área social da Câmara Municipal de São Vicente, Rodrigo Rendall Martins, salientou que os voluntários “mais uma vez mostraram que as suas ações humanitárias e sociais fizeram a diferença”, acrescentando que a tempestade de 11 de agosto evidenciou a capacidade de união da comunidade.

Já Augusto Vasconcelos Lopes, membro honorário da Cruz Vermelha de Cabo Verde, deixou uma mensagem de esperança: “São Vicente sofreu muito com a catástrofe, mas a força de todos fará da ilha o destino que sempre lhe esteve reservado”.

O Dia Nacional do Voluntário da Cruz Vermelha de Cabo Verde celebra-se oficialmente a 20 de outubro.

Fonte: Inforpress

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua