
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, anunciou ontem,22, que o Governo vai conceder incentivos fiscais às universidades cabo-verdianas para a modernização dos seus laboratórios e equipamentos tecnológicos. O anúncio foi feito durante uma visita à Universidade Jean Piaget, na cidade da Praia, no âmbito das celebrações dos 25 anos da instituição.
As medidas, previstas no Orçamento de Estado, incluem a isenção de direitos alfandegários, de IVA e de outros impostos sobre a importação de equipamentos tecnológicos destinados ao reforço dos laboratórios universitários. “Tudo que seja importação de equipamentos tecnológicos para reforço dos laboratórios das universidades, o Ministério da Educação e o Governo, no seu todo, concede incentivos, particularmente incentivos fiscais”, explicou o governante.
Para além destas isenções, as instituições de ensino superior estão também abrangidas pelo programa de Transição Digital no sistema educativo, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial. Este apoio permitirá não só a renovação do parque tecnológico, mas também o acesso à internet a custos mais reduzidos para alunos, professores e investigadores.
Durante a visita às instalações da UniPiaget, Amadeu Cruz percorreu diferentes laboratórios e centros de investigação, onde elogiou as condições das infraestruturas e o empenho da instituição na formação de qualidade.
“A UniPiaget desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do ensino superior em Cabo Verde. É importante continuar a criar condições para o crescimento da comunidade académica e para o fortalecimento das universidades nacionais”, afirmou.
Por sua vez, a reitora Joanita Rodrigues destacou a importância do encontro para aprofundar a parceria com o Ministério da Educação e apresentar os projetos em curso, os resultados alcançados e as metas futuras no âmbito do ensino, investigação e extensão universitária.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.