Quarta-feira, 16 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

PM apresenta livro sobre crises e resiliência de Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, apresentou nesta terça-feira, 15 de julho, na cidade da Praia, o seu mais recente livro, intitulado “Cabo Verde – Crises e Resiliência”, e que tem prefácio assinado por Durão Barroso, antigo primeiro-ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia.

SALWEB.cv

O livro propõe-se a ser um exercício de balanço e reflexão sobre os últimos anos de governação em Cabo Verde, marcados por diversas crises tanto internas como externas incluindo a erupção vulcânica na ilha do Fogo, secas prolongadas, a pandemia de COVID-19, bem como os impactos das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente.

Segundo Durão Barroso, este é também “um importante contributo para se ir fazendo a História de Cabo Verde”, mostrando como o país tem sabido enfrentar os desafios com clareza, rigor e espírito de resiliência. Na contracapa, o prefaciador elogia o livro como um testemunho de ética política, destacando o papel do Governo e da sociedade cabo-verdiana na superação de adversidades num curto espaço de tempo.

Ulisses Correia e Silva, que exerce funções como primeiro-ministro desde 2016, tem uma carreira política e académica consolidada, tendo já ocupado cargos como ministro das Finanças, presidente da Câmara Municipal da Praia e deputado à Assembleia Nacional.

A obra, editada pela Livraria Pedro Cardoso, surge como um registo para memória futura de um período particularmente exigente da história recente do país, sublinhando a capacidade de Cabo Verde em transformar crises em oportunidades de crescimento e fortalecimento institucional.  

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua