
O Conselho da União Europeia aprovou ontem, 8, uma medida de assistência no valor de 12 milhões de euros para apoiar as Forças Armadas de Cabo Verde. O financiamento, enquadrado no Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (European Peace Facility – EPF), tem como objetivo contribuir para a segurança e a estabilidade na África Ocidental, reforçando as capacidades de defesa do país nos próximos 48 meses.
Segundo nota oficial do Governo, esta é a primeira medida do género em benefício de Cabo Verde e insere-se na Parceria Especial entre a UE e o arquipélago, com foco no pilar da estabilidade e segurança.
Os fundos destinam-se a reforçar a capacidade das Forças Armadas para proteger a soberania nacional no mar e melhorar a segurança marítima regional. Entre os equipamentos e serviços a serem entregues estão um navio de patrulha oceânico, meios para patrulhamento e vigilância, bem como atividades de formação.
A medida também visa apoiar a participação de Cabo Verde em iniciativas de segurança e defesa da União Europeia, como a Presença Marítima Coordenada no Golfo da Guiné, operações conjuntas com marinhas dos Estados membros e ações no quadro da Arquitetura de Yaoundé, para combater o crime organizado transnacional e o terrorismo.
Criado em março de 2021, o Mecanismo Europeu de Apoio à Paz permite à União Europeia financiar ações militares e de defesa em países terceiros, com o objetivo de prevenir conflitos, preservar a paz e reforçar a estabilidade internacional.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.