
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje, 20, que o desenvolvimento da Economia Azul e da Agricultura constitui uma prioridade estratégica, tanto para Cabo Verde como para o continente africano, durante a sua participação num evento paralelo à 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9), realizada em Yokohama, no Japão.
Durante a sua intervenção no Side Event dedicado ao tema “Construir um sistema alimentar resiliente e uma economia local em África ancorada na economia azul e na agricultura”, Ulisses Correia e Silva sublinhou a importância destes dois setores como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do continente.
O primeiro-ministro realçou também a importância estratégica do mar como recurso económico para o país. “O turismo, a pesca, a aquicultura, a biotecnologia e o transbordo já representam uma grande parte do emprego, rendimento e exportações nacionais. Queremos agora investir ainda mais em investigação, conhecimento, formação e empreendedorismo ligados à Economia Azul”, afirmou.
Ulisses Correia e Silva assistiu igualmente à cerimónia de abertura da TICAD9, que decorre de 20 a 22 de agosto, em Yokohama. A conferência, liderada pelo Governo do Japão, é coorganizada pela ONU, PNUD, Banco Mundial e União Africana.
Esta edição realiza-se sob o lema “Co-criar soluções inovadoras com a África”, abordando temas centrais como economia, sociedade, paz e estabilidade, com especial destaque para o papel da juventude, das mulheres e das parcerias público-privadas no desenvolvimento do continente africano.
O Primeiro-Ministro elogiou ainda o papel do Japão como parceiro no desenvolvimento africano, destacando a sua experiência e tecnologia como fatores essenciais para impulsionar o crescimento sustentável das economias africanas. Segundo o governante, “o Japão representa um excelente parceiro para valorizar de forma rentável os imensos recursos do continente africano”.
A participação cabo-verdiana no TICAD9 reforça o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional, posicionando Cabo Verde como um exemplo de inovação na Economia Azul e na Agricultura resiliente em África.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.