
O Governo de Cabo Verde inaugura oficialmente esta semana o Parque Tecnológico Arquipélago Digital, um polo de inovação financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). As cerimónias decorrerão em dois dias consecutivos. Nesta segunda-feira, 5, o polo da Praia (ilha de Santiago) e terça-feira, 6, o polo de Mindelo (ilha de São Vicente).
O projeto, liderado pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Economia Digital, em parceria com a TechParkCV.SA, visa transformar o arquipélago num centro de excelência tecnológica para a África ocidental e o Atlântico Médio.
Na Praia, as atividades iniciam-se às 9 horas com a cerimónia de corte da fita. O programa inclui apresentação oficial do TechPark CV, discursos das autoridades e uma visita guiada às instalações. Na oportunidade, será apresentado o programa “Unlocking Digital Potential” para impulsionar o ecossistema de startups cabo-verdianas e o projeto “Zone01 Cabo Verde”.
Igualmente, no dia 6, a inauguração no campus de Mindelo terá início às 14h30, também com cerimónia de corte da fita, seguida de discursos oficiais e uma visita a todas as instalações.
“Este é um marco histórico para a transformação digital de Cabo Verde”, refere o comunicado de imprensa daTechParkCV.SA , destacando que o projeto será fundamental para a atração de investimentos estratégicos no setor tecnológico.
Ambas as inaugurações oferecerão várias atividades ao público, incluindo masterclasses sobre cibersegurança e inteligência artificial, feira de startups, momentos culturais e demonstrações tecnológicas.
O Parque Tecnológico integra-se na estratégia nacional de diversificação económica e representa um passo decisivo para posicionar Cabo Verde como hub tecnológico de referência na região.
Saiba mais sobre a visão e os próximos passos do TechParkCV na entrevista com o Presidente do Conselho de Administração, Carlos Monteiro, na secção Grande Entrevista.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.