Quinta-feira, 25 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Swissport lidera concurso para privatização da CV Handling

O Governo homologou os resultados da terceira fase do concurso internacional para a privatização parcial da CV Handling, tendo a proposta da Swissport International AG sido classificada em primeiro lugar, conforme anunciou esta quarta-feira, 24, o Executivo.

SALWEB.cv

O concurso limitado, com publicidade internacional, foi lançado a 20 de fevereiro de 2024. Após a fase de qualificação, foram convidados a apresentar propostas vinculativas quatro operadores internacionais do setor: Swissport International AG, Aviator Airport Alliance AB, Menzies Aviation Limited e Çelebi Aviation Holding. No final do prazo estabelecido, a UASE recebeu três propostas vinculativas, apresentadas pela Swissport, pela Menzies e pela Çelebi.

Concluída a análise técnica e financeira das propostas, e após audição da ASA, a UASE elaborou um relatório com a avaliação e graduação das candidaturas, que foi submetido ao Conselho de Ministros. O relatório final, aprovado pelo Governo, admitiu as três propostas e colocou a Swissport International AG no primeiro lugar da classificação.

Com base no Caderno de Encargos e na Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/2025, de 21 de maio, o Executivo determinou a abertura de uma fase de negociação com o concorrente melhor classificado. O documento prevê igualmente a possibilidade de os concorrentes posicionados em segundo e terceiro lugares (Çelebi Aviation Holding e Menzies Aviation Limited) serem chamados a intervir, caso não se alcance um entendimento na negociação inicial.

Segundo uma nota do Governo à imprensa, o processo é conduzido pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério do Turismo e Transportes, através da Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), e visa a seleção de um parceiro estratégico para a aquisição de até 51% do capital social da empresa de handling aeroportuário.

O procedimento entra agora na fase seguinte, nos termos legais e regulamentares em vigor, com vista à escolha do parceiro estratégico da CV Handling.

De acordo com o Governo, este resultado confirma o interesse de grandes operadores internacionais no mercado cabo-verdiano de handling aeroportuário, no quadro da política de privatização e de reforço da transparência e da boa governação das empresas públicas.

Foto: Galeria CV Handling

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×