
O presidente da Pró-Empresa, Edney Cabral, garantiu esta quinta-feira, 27, que até à próxima segunda-feira (1 de dezembro) todos os 650 comerciantes informais afetados pela tempestade Erin em São Vicente vão receber o rendimento solidário de emergência e parte das 230 micro, pequenas e médias empresas ainda por pagar receberão a subvenção financeira a fundo perdido. O anúncio foi feito numa conferência de imprensa realizada no Mindelo para explicar o processo de pagamento dos apoios.
“Eu acredito que sim, que fim do mês de novembro, nós temos até amanhã para processar, na segunda-feira no máximo as pessoas poderão ter este dinheiro na conta”, afirmou o responsável.
O presidente da Pró-Empresa explicou que as segundas e terceiras tranches serão processadas em simultâneo. Dos 650 comerciantes informais inicialmente identificados, 400 já receberam as três tranches do apoio. “Uma coisa eu garanto, todos os que estão na lista, todos os afetados vão receber. Nenhum comerciante, nenhum agricultor, nenhum pescador, nenhuma família vai ficar sem o rendimento”, assegurou Edney Cabral.
Segundo o responsável, todos os comerciantes informais afetados pela tempestade Erin que já assinaram os contratos com a Pró-Empresa, o Ministério do Mar ou o Ministério da Agricultura vão receber no total 140 mil escudos. Este montante divide-se em 90 mil escudos de rendimento solidário, pagos em três tranches mensais (setembro, outubro e novembro), e 50 mil escudos de subvenção.
Já as micro, pequenas e médias empresas receberão uma subvenção financeira a fundo perdido com valor mínimo de 150 mil escudos. Para as microempresas que comprovem danos superiores a este valor, a subvenção pode atingir os 300 mil escudos.
Edney Cabral sublinhou ainda que o pagamento está a ser feito de forma contínua, mas exige trabalho minucioso. “Estamos a tratar de dinheiro e não se admite a possibilidade de erro, mas estamos a trabalhar com muito foco, justamente com outros parceiros, para que esta situação fique totalmente resolvida”, afirmou.
O presidente da Pró-Empresa explicou que, até ao momento, o Governo já pagou 150 milhões de escudos em apoios financeiros aos afetados pela tempestade Erin em São Vicente.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.