
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, reúne-se na manhã de hoje, 23, com os empresários e empreendedores de São Vicente afetados pela tempestade Erin, para ouvir os afetados e apresentar medidas de apoio à retoma económica. O encontro vai decorrer na Sala de Conferências da Câmara de Comércio do Barlavento, sob o lema “Reconstruir Juntos: Diálogo com Empresários”.
Este encontro insere-se na resposta institucional aos impactos causados pela tempestade que recentemente assolou a ilha de São Vicente. Uma iniciativa que tem como propósito identificar necessidades reais no terreno e reforçar a articulação entre o Governo e o setor privado.
Trata-se de uma “estratégia de recuperação económica e reconstrução empresarial, que pretende promover uma abordagem participativa e orientada para soluções concretas face aos danos provocados pela catástrofe natural”, lê-se numa nota da instituição.
O encontro contará com a presença de autoridades locais e parceiros institucionais, numa demonstração de coordenação institucional para apoiar o tecido empresarial afetado pela tempestade Erin.
Lembrar que, recentemente, o Governo aprovou um conjunto de medidas de emergência para apoiar as vítimas da tempestade. O pacote inclui medidas específicas de proteção económica dirigidas aos operadores do comércio informal, da pesca, da agricultura e pecuária, bem como às micro, pequenas e médias empresas. Para as empresas formalmente constituídas, independentemente do setor de atividade, o Governo criou uma linha de crédito emergencial com bonificação de taxa de juro e garantia do Estado, além de subvenções financeiras a fundo perdido.
O Governo atribuiu também atribui um “Rendimento Solidário de Emergência” no valor mensal de 30 mil escudos, por um período de três meses, para comerciantes, informais, agricultores, pescadores e criadores de gado.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.