Quarta-feira, 22 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

SV: Delegado de Saúde desaconselha o consumo de águas não tratadas

A Delegação de Saúde de São Vicente alertou hoje a população para evitar o consumo de água das chuvas, de poços ou água armazenada durante muito tempo, na sequência das fortes precipitações que atingiram a ilha na madrugada do dia 11 de agosto. O delegado de saúde, Elísio Silva, emitiu este alerta hoje, 14, em declarações à RCV, e manifestou séria preocupação com a escassez de água potável na ilha.

SALWEB.cv

“Não aconselhamos que a população consuma qualquer tipo de água não tratada”, alertou Elísio Silva, referindo-se especificamente ao consumo de água de poços ou água da chuva retida em recipientes. Segundo o delegado, este consumo pode provocar problemas de saúde graves.

O responsável dirigiu um apelo direto à Electra para que disponibilize água à população o mais rapidamente possível. “A distribuição de água potável às pessoas afetadas pelas chuvas deve ser uma prioridade neste momento”, sublinhou o delegado.

A situação surge após as intensas chuvas que assolaram São Vicente, criando uma situação de emergência no abastecimento de água potável à população local. O responsável alertou ainda para a eventualidade do aumento de casos de gastroenterite e outras doenças diarreicas, incluindo vómitos, como consequência direta do consumo de água não potável.

A situação é agravada pelo fato de alguns camiões de água que chegam de outras ilhas não conseguirem distribuir o recurso às populações mais carenciadas, obrigando as pessoas a comprar água engarrafada nas lojas.

As autoridades sanitárias expressaram ainda preocupação com a acumulação de água parada, que podem criar condições ideais para a reprodução de mosquitos, uma situação que, conforme explica, pode levar a um aumento significativo da propagação de mosquitos transmissores de doenças como paludismo e dengue.

“Com a grande quantidade de água acumulada e o aumento de mosquitos que devemos ter neste momento, pode haver transmissão de doenças”, alertou Elísio Silva.

Para minimizar os riscos, as autoridades recomendam à população que utilize roupas compridas para se proteger contra mosquitos, mantenha portas e janelas bem vedadas, elimine possíveis criadouros, sobretudo recipientes com água acumulada, e consuma apenas água potável engarrafada.

A situação em São Vicente mantém-se crítica, com as autoridades a trabalharem para restabelecer o normal abastecimento de água potável e minimizar os riscos para a saúde pública na sequência das devastadoras chuvas de segunda-feira.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua