Terça-feira, 18 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

SN: Internet gratuita via satélite põe fim ao isolamento digital

O isolamento digital chegou ao fim para as comunidades de Carriçal, na Ribeira Brava, e Hortelã, no Tarrafal, com a ativação de internet gratuita via satélite Starlink. Esta iniciativa, que marca um passo significativo na inclusão digital da ilha de São Nicolau, materializou-se através da inauguração de duas Praças Digitais, fruto de uma parceria entre as câmaras municipais, o Governo e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI).

SALWEB.cv

A inauguração que aconteceu na tarde desta segunda-feira e  visa colmatar o défice de conectividade e abrir novas portas de desenvolvimento para estas localidades. Em Carriçal, a cerimónia foi duplamente simbólica. Para além da ativação da ligação digital, foi também inaugurado um Parque Fitness, um pedido antigo de uma moradora que viu o seu desejo e o da comunidade materializarem-se. “É um espaço onde se pode praticar exercícios físicos e cuidar da saúde física e mental da população”, lê-se na comunicação da autarquia.

A componente digital do evento em Carriçal foi descrita como “histórica”. O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, revelou que a parceria com o NOSI nasceu de uma “simples conversa que se transformou num ‘aperto de mão'”.

Já o Presidente do Conselho de Administração do NOSI, Carlos Tavares, sublinhou que este é um “passo imprescindível para o progresso de Carriçal e quiçá de toda a ilha”. A nova conectividade foi imediatamente posta à prova com a primeira emissão em direto da Rádio Ribeira Brava FM a partir da localidade, “aproximando a comunicação social da população”.

Paralelamente, no município do Tarrafal, a comunidade de Hortelã passou a contar com a sua própria Praça Digital. Em declarações à imprensa, o PCA do NOSI, Carlos Pina, explicou que a zona havia sido identificada em fevereiro como uma área “encravada do ponto de vista digital”, o que exigiu uma solução específica para garantir a conectividade.

“Trouxemos a tecnologia Starlink, integrada à rede tecnológica privativa do Estado, garantindo total segurança e fornecendo internet gratuita à comunidade”, afirmou Carlos Pina. Esta intervenção está alinhada com a missão do NOSI enquanto “braço tecnológico do Governo”, responsável pela governação digital e pela inclusão tecnológica em Cabo Verde.

Ambas as iniciativas partilham um objetivo central: beneficiar sobretudo crianças e jovens, oferecendo-lhes condições para aceder à informação, realizar pesquisas escolares, criar conteúdos e interagir com o mundo globalizado. As Praças Digitais representam, portanto, muito mais do que um simples ponto de acesso à internet, são ferramentas fundamentais para reduzir assimetrias, promover a igualdade de oportunidades e impulsionar o desenvolvimento socioeducativo.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua