Quarta-feira, 24 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Austelino Correia faz visita de sete dias a S. Nicolau

O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, iniciou esta terça-feira, 18, uma visita oficial de sete dias à ilha de São Nicolau, no âmbito do Programa Parlamento Aberto. A iniciativa tem como propósito ouvir no terreno as principais inquietações da população.

SALWEB.cv

Depois de reunir-se com o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Austelino Correia visitou as instalações da unidade de pescado Sucla, uma empresa com 90 anos de atividade. O Presidente da Assembleia Nacional destacou a história da empresa e classificou-a como um exemplo da perspicácia e resiliência empresarial em Cabo Verde, apesar das dificuldades enfrentadas.

“A Sucla é um dos exemplos de resiliência empresarial aqui em Cabo Verde. Eu creio que estão num bom momento, têm dificuldades evidentemente porque aqui em São Nicolau têm dificuldades de transportes, como outras ilhas também têm”, afirmou Austelino Correia.

O responsável máximo do parlamento cabo-verdiano garantiu que pretende articular com o Governo uma maior atenção ao setor empresarial, particularmente no que diz respeito à questão dos transportes inter-ilhas.

“O Governo tem vindo a trabalhar para ver a resolução desse problema. Com a nossa visita, vamos ainda falar com o Governo também para ter ainda uma atenção mais redobrada em relação a São Nicolau, porque os transportes para o nosso país, que é um país arquipelágico, são de extrema importância para alavancar e incrementar cada vez mais o desenvolvimento do nosso país”, sublinhou.

A empresa Sucla enfrenta constrangimentos como a falta de mão de obra e de matérias-primas, problemas que preocupam o Presidente da Assembleia Nacional. Austelino Correia defende a necessidade de estratégias para fixar pessoas nas ilhas, respeitando sempre a liberdade de mobilidade.

“Os direitos fundamentais e a mobilidade é um dos direitos, a liberdade das pessoas para irem e vir faz parte da sua liberdade, portanto, nós não podemos evitar que ninguém saia da ilha ou do país. Isto é importante porque são as pessoas que constituem a mão de obra para o desenvolvimento da ilha, da sua localidade e do país”, defendeu.

O Programa Parlamento Aberto visa aproximar o órgão legislativo das populações, para permitir ao presidente da Assembleia Nacional ouvir diretamente as preocupações e aspirações dos cidadãos. Durante os sete dias de visita a São Nicolau, Austelino Correia deverá realizar diversos encontros com autoridades locais, empresários e representantes da sociedade civil.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×