Quinta-feira, 04 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Sindep exige pagamento de retroativos antes do novo ano letivo iniciar

O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) exige o pagamento imediato dos retroativos em atraso desde janeiro e a atualização dos salários de setembro e alerta que, sem estas medidas, a classe docente não iniciará o ano letivo “com tranquilidade”. A informação foi avançada ontem, 3, pelo presidente do Sindep, Jorge Cardoso, durante uma conferência de imprensa.

SALWEB.cv

“Queremos serenidade e esperamos que se faça justiça”, apelou Jorge Cardoso, que defende que os salários dos professores devem ser contemplados em pé de igualdade.

O dirigente sindical disse que a lista definitiva do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) mantém “erros graves” e continua com o cabeçalho de “lista provisória” e cria desigualdades entre os docentes. Jorge Cardoso acusa o Governo de tratar “uns como filhos de dentro e outros como filhos de fora”, e critica a falta de uniformidade na aplicação dos critérios de progressão na carreira.

A estrutura sindical contesta a implementação das promoções previstas no Estatuto da Carreira Docente de 2015, alegando que não foram respeitadas as regras estabelecidas. O Sindep aponta ainda que o reajuste salarial de 16% prometido pelo executivo “foi uma falácia”, uma vez que a maioria dos professores não beneficiou deste aumento.

Entre as irregularidades denunciadas, destaca-se a situação de docentes que viram as suas progressões publicadas tardiamente, e foram ultrapassados por colegas com menos tempo de serviço. Jorge Cardoso pontua também o tratamento dado aos professores sem licenciatura, que considera terem sido “completamente desconsiderados” pelo Ministério da Educação, apesar dos anos de serviço prestado.

Jorge Cardoso garante que o sindicato manterá o apoio aos docentes e avisa: “Querem travar uma luta? Vamos travar a luta porque o Ministério da Educação, o Governo, não pode continuar a gozar com a classe docente”.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua

Adicione aqui o texto do seu título