Segunda-feira, 28 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

6º Recenseamento Geral da Agricultura tem apoio da FAO e do Banco Mundial

Está lançado o sexto Recenseamento Geral da Agricultura, orçado em cerca de 170 mil, com o apoio técnico e institucional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Banco Mundial e do Instituto Nacional de Estatística.

SALWEB.cv

Este recenseamento visa recolher dados atualizados e exaustivos sobre a realidade agrícola nacional, desde a produção no sequeiro e regadio, à pecuária, florestas, organizações agrícolas, mão-de-obra e condições de vida no meio rural.  Segundo comunicado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), trata-se da maior operação estatística do setor agrícola no país, que marca o compromisso do Governo com uma agricultura mais moderna, sustentável e resiliente às mudanças climáticas.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva garante que os preparativos já estão em curso para apoiar os agricultores. Essas intervenções incluem a garantia de disponibilidade de sementes, material vegetal e o combate a pragas. “O Governo decidiu avançar com este novo recenseamento para sabermos onde estamos e para onde devemos ir. Vamos identificar as fragilidades e as potencialidades do setor, mapear as zonas com menor acesso à irrigação, medir o impacto das políticas públicas implementadas, e, sobretudo, preparar o terreno para políticas agrícolas mais eficientes e inclusivas”, afirma Gilberto Silva. 

O ministro da  Agricultura e Ambiente afirmou ainda que  o último recenseamento, realizado em 2015, revelou uma agricultura altamente dependente da chuva e caracterizada por pequenas explorações familiares. “Vamos ter uma pluviometria que ronda o normal ou abaixo do normal, com o início um pouco tardio da época das chuvas em Cabo Verde, um cenário que tem sido influenciado pelas mudanças climáticas nos últimos anos”, declarou Gilberto Silva.

O titular das pastas de agricultura e ambiente afirmou igualmente que os dados recolhidos durante o recenseamento já em curso serão confidenciais e usados exclusivamente para fortalecer a agricultura nacional e melhorar a vida das famílias que vivem do campo.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua