Quinta-feira, 08 Maio 2025

Freskinhe Freskinhe

Segurança marítima ganha reforço feminino

Foi inaugurada ontem, 6, na cidade da Praia, a  caserna feminina para as participantes nas Operações de Segurança Marítima (COSMAR) de Cabo Verde. A obra, executada pelos Seabees da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), em parceria com a Guarda Costeira cabo-verdiana, permite agora o funcionamento ininterrupto das operações com equipas mistas.

Até à data, as únicas instalações existentes eram concebidas exclusivamente para uso masculino, limitando a integração de mulheres militares nas operações de vigilância marítima. Com esta atualização, a capacidade operacional do centro foi significativamente reforçada, permitindo que militares de ambos os sexos participem plenamente nas operações de segurança.

“Esta modernização assegura a continuidade e eficácia dos esforços de proteção das águas cabo-verdianas contra atividades ilícitas”, lê-se na nota de imprensa da Embaixada dos EUA na Praia. 

A inauguração simboliza o fortalecimento da parceria entre os Estados Unidos e Cabo Verde, que reflete o compromisso alargado com a segurança marítima regional. A nova infraestrutura ganha particular relevância no contexto do exercício Obangame Express 2025 (OE25), que tem Cabo Verde como país anfitrião.

Este exercício multinacional, patrocinado pelo Comando dos EUA para África (AFRICOM) e liderado pela Sexta Frota norte-americana, iniciou no dia 5 e prolonga-se até 16 de maio deste ano. A operação, que reúne 27 países da África Ocidental, Europa e Américas, visa promover a segurança regional, reforçar as capacidades de fiscalização marítima e estreitar a cooperação internacional no combate a atividades ilícitas no Golfo da Guiné e áreas adjacentes.

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna