Segunda-feira, 17 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

São Vicente: Protocolo tripartido aposta na melhor formação de educadores de infância

A Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV), a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) e o Ministério da Educação assinaram hoje, no Mindelo, um protocolo que visa reforçar a qualificação de educadores de infância em todo o país. 

SALWEB.cv

O acordo, rubricado nas instalações da ULCV, prevê a formação inicial para quem ainda não a possui, a conclusão de cursos para garantir equivalência a licenciatura e a capacitação de profissionais para produzirem material didáctico e pedagógico.

Segundo a administradora da ULCV, Filomena Martins, o programa distingue-se pela introdução de métodos inovadores, sustentados em referências internacionais e em padrões de avaliação como o PISA. “Será uma formação com rigor científico, que vai preparar melhor os educadores para os desafios actuais da educação pré-escolar”, sublinhou.

As inscrições já estão abertas e contam com mais de uma centena de candidatos. O modelo de financiamento prevê que os formandos suportem 40 % das propinas, sendo os restantes 60 % assegurados pela Ficase.

Para o presidente da Ficase, Adilson Freire, a aposta é clara: “Ao investir nos educadores, estamos a investir na qualidade do ensino em Cabo Verde.” Já o director-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Educação, Wilson Moreno, destacou que esta iniciativa dá continuidade ao Programa de Apoio à Reforma Prioritária do Sector Pré-Escolar (PAREP-CV), que tem como eixos a formação, a educação inclusiva e o reforço institucional.

Fonte: Inforpress

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua