Sábado, 31 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

S. Vicente: PM inaugura Vila Clarinete

São Vicente conta a partir desta quarta-feira, 28 de janeiro, com mais um complexo habitacional – Vila Clarinete – , um empreendimento situado em Ribeira de Julião, a poucos metros do Isecmar e da Universidade Técnica do Atlântico, que integra 236 apartamentos, dos quais 77 destinados a residência universitária.

SALWEB.cv

O complexo presta homenagem ao músico cabo-verdiano Luís Morais e, segundo o Governo, representa um reforço significativo da oferta habitacional e de alojamento para estudantes do ensino superior na ilha. Dos 236 apartamentos, 77 integram uma residência universitária, com capacidade para acolher 154 estudantes  As 159 restantes habitações sociais serão atribuídas, através de concurso público, a famílias, estando inseridas numa zona infraestruturada, com acesso a água, saneamento, eletricidade e arruamentos.

A gestão do espaço ficará a cargo da Fundação Cabo-Verdiana de Ação Social Escolar (FICASE), ao abrigo de um protocolo assinado com o Património do Estado. Encontra-se em curso o procedimento concursal para o apetrechamento da residência.

O empreendimento insere-se numa política mais ampla de habitação social e de apoio aos estudantes universitários, que está a ser implementada em várias ilhas do país, com projetos semelhantes em curso na Praia, nomeadamente em Palmarejo Grande, bem como em Santa Catarina do Fogo.

Ainda em São Vicente, foi lançada a primeira pedra de um empreendimento de 48 habitações para jovens a custo controlado, situado na Urbanização Quinta Sant’Anna, área já dotada de infraestruturas básicas. Decorre também na ilha a construção de 22 casas sociais no Aldeamento Rozar, destinadas a famílias afetadas pela Tempestade Erin, na zona de Ribeira Bote, em São Pedro, que vai permitir a realocação de agregados que viviam em condições precárias.

De acordo com dados avançados pelo Governo, 1.800 casas sociais já foram concluídas ou encontram-se em fase de acabamento, estando prevista, ao longo de 2026, a construção de mais 1.000 habitações sociais, financiadas pelo Orçamento do Estado.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×