
O Governo de Cabo Verde anunciou ontem, 26, um apoio financeiro no valor de 30 mil escudos mensais, durante três meses, destinado a pescadores e peixeiras de São Vicente que tiveram a sua atividade interrompida devido aos estragos provocados pela tempestade tropical Erin.
Durante um encontro com a comunidade piscatória do Mindelo, o Ministro do Mar, Jorge Santos, garantiu ainda a criação de uma linha de crédito a fundo perdido através do Fundo Autónomo das Pescas, com o objetivo de apoiar investimentos e permitir a retoma do setor, um dos mais afetados pela catástrofe.
A passagem da tempestade tropical Erin, na última segunda-feira, deixou um cenário de destruição em São Vicente e noutras ilhas, causando nove mortes, duas pessoas desaparecidas e inúmeros danos materiais, como arraste de viaturas para o mar, deslizamentos de terra, queda de casas precárias e falhas nos sistemas de energia e telecomunicações.
Segundo o Governo, estas medidas emergenciais visam garantir a sobrevivência imediata das famílias ligadas à pesca e, ao mesmo tempo, criar condições para que os profissionais recuperem os meios de trabalho perdidos. A autarquia e as associações locais de pescadores vão colaborar na identificação dos beneficiários e na gestão do processo de atribuição dos apoios.
Face à gravidade da situação, a ilha de São Vicente encontra-se sob Estado de Calamidade, decretado pelo Governo, que assegura estar empenhado em apoiar as famílias e setores mais atingidos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.