Sexta-feira, 23 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

São Vicente celebra 564 anos com sessão solene e eucaristia

O município de São Vicente celebra hoje, 22 de janeiro, 564 anos de história, com uma programação especial que inclui uma sessão solene na Câmara Municipal e uma eucaristia comemorativa dos 20 anos da Paróquia de São Vicente. 

SALWEB.cv

A Sessão Solene comemorativa do Dia do Município é uma oportunidade para homenagear a história da ilha, valorizar o percurso do concelho e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento de São Vicente e o bem-estar da sua população, com intervenções dos eleitos municipais e do presidente da Câmara. 

A celebração ganha contornos ainda mais especiais por coincidir com os 20 anos da Paróquia de São Vicente, criada a 22 de janeiro de 2006.

A manhã desta quinta-feira vai ser marcada por uma eucaristia solene, presidida pelo núncio apostólico de Cabo Verde, Waldemar Stanislaw Sommertag, que se encontra atualmente no arquipélago. 

Logo após a celebração, realizar-se-á uma procissão que deverá contar com centenas de fiéis, passando por várias artérias da zona de Monte Sossego, onde se localiza a igreja paroquial, e da cidade do Mindelo. As atividades religiosas terminam com um almoço-convívio.

Conforme avançou à Inforpress o pároco Adriano Baptista, as comemorações dos 20 anos da Paróquia estão a ser assinaladas desde o início de janeiro, mais precisamente no dia 4, com a celebração da família. A comissão dos festejos organizou uma novena em honra a São Vicente, que decorreu de 11 a 19 de janeiro, proporcionando nove dias de oração aos fiéis.

Entre as atividades realizadas no âmbito das comemorações, destacam-se o jantar-gala, no dia 17, a palestra proferida no dia 20 por Dom Ildo Fortes, bispo da Diocese do Mindelo e primeiro pároco da paróquia, e a eucaristia comemorativa do aniversário da igreja paroquial, celebrada no dia 21, templo edificado em 2018.

O padre Adriano Baptista garantiu que as atividades comemorativas dos 20 anos devem prolongar-se até 12 de julho, data que marca o encerramento do ano pastoral. Na agenda estão programadas, ainda sem definição de datas, uma assembleia paroquial e um evento cultural denominado “Cantar São Vicente”.

“A ideia foi compartilhar com os fiéis, amigos e demais são-vicentinos, um pouco da história da paróquia e o percurso feito nestas duas décadas, que foram de muita gratidão e de alguns desafios que estão a ser superados todos os dias”, afirmou o pároco.

Adriano Baptista, que está há cerca de quatro anos à frente da Paróquia de São Vicente, destacou o interesse crescente que as pessoas têm vindo a demonstrar pela vida paroquial. “A proximidade à comunidade aumenta a olhos vistos. A cada dia, a paróquia tem vindo a angariar cada vez mais fiéis”, reafirmou o pároco.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×