Quarta-feira, 03 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

São Lourenço dos Órgãos atinge 85% de aprovação escolar

O sistema educativo do concelho de São Lourenço dos Órgãos tem evoluído favoravelmente, com taxas de aprovação superiores a 85% em todos os níveis de ensino, revelou o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, durante uma visita ao município. 

SALWEB.cv

O governante destacou os indicadores positivos da educação na região, com particular ênfase para as baixas taxas de abandono escolar. “Temos abandono escolar abaixo de 1% na generalidade, quase 0% no ensino básico no primeiro ciclo, cerca de 2% no segundo ciclo básico e praticamente zero também no ensino secundário”, afirmou Amadeu Cruz.

Segundo o ministro, estes números demonstram que os alunos frequentam as aulas regularmente e dispõem dos apoios necessários para permanecerem no ambiente escolar.

Em termos de rendimento académico, São Lourenço dos Órgãos apresenta aprovações sempre acima de 85% em todos os níveis de ensino. “O sistema está a funcionar de forma estável, com sinais positivos aqui em São Lourenço dos Órgãos, à semelhança do que acontece a nível nacional”, sublinhou o titular da pasta da Educação.

Amadeu Cruz aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso do Governo com a valorização dos professores. O ministro garantiu não haver sinais preocupantes na gestão das carreiras docentes no município e anunciou que está em fase de conclusão a implementação de uma nova tabela remuneratória.

“Estamos a concluir a implementação da nova tabela remuneratória que significa aumentos salariais em média à volta de 25%, um impacto orçamental de cerca de 1,5 milhões de contos”, revelou, acrescentando que este esforço se justifica porque “sem professores não há sistema educativo de qualidade”.

Durante a visita, o Ministro da Educação visitou a Escola Básica de João Teves, que está a receber obras de reabilitação da placa desportiva com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

Amadeu Cruz reuniu ainda com o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, tendo sido abordadas questões relacionadas com a qualidade das infraestruturas educativas no município, a implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) dos educadores de infância, o sistema de ação social e os transportes escolares. 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua