
No dia 17 de dezembro, a ilha de Santiago registou um marco histórico na transição energética cabo-verdiana: 47% da eletricidade produzida teve origem em fontes renováveis do vento e do sol segundo a EDEC. O resultado foi alcançado apesar da presença da bruma seca, fenómeno que normalmente reduz significativamente a produção solar.
De acordo com o Grupo EDEC, este feito foi possível graças ao bom desempenho das novas turbinas eólicas da Cabo Eólica, que aproveitaram os ventos fortes característicos do mês de dezembro, compensando a diminuição da produção solar causada pela bruma.
A empresa destaca que a complementaridade entre as fontes renováveis permitiu reduzir a dependência dos combustíveis importados, contribuir para a sustentabilidade ambiental e reforçar o controlo nacional sobre a produção de energia. Quando uma fonte diminui, a outra assume o papel principal, numa verdadeira demonstração de trabalho conjunto.
“Não de gasóleo importado. Não de combustível que sobe e desce de preço no mercado internacional. Da nossa terra. Do nosso céu”, sublinha EDEC, SA, destacando a importância estratégica desta conquista para o país.
Este marco representa ganhos concretos para o arquipélago, ao reduzir a dependência do exterior e a exposição às flutuações do mercado internacional de combustíveis, promover um Cabo Verde mais verde e sustentável e reforçar o controlo nacional sobre o futuro energético do país.
O Grupo EDEC, SA sublinha ainda que, com a conclusão iminente do sistema de baterias, será possível armazenar o excedente de energia renovável para utilização posterior, aumentando a estabilidade do sistema elétrico. “A nossa energia, nas nossas mãos”, refere a empresa, enfatizando a autonomia que este sistema proporcionará.
Com estes avanços, Cabo Verde consolida a sua posição de referência na transição energética a nível continental, assumindo um papel de liderança no continente africano. O país não está apenas a seguir a transição energética — está a liderá-la em África, demonstrando que é possível alcançar elevados níveis de produção renovável mesmo em condições climáticas adversas.
Este resultado de 47% de energia renovável num único dia representa um passo significativo rumo às metas de sustentabilidade do país e comprova a eficácia da estratégia de combinar diferentes fontes renováveis para garantir um fornecimento estável e sustentável de eletricidade.












































