
A Delegacia de Saúde da ilha do Sal vai ter, em breve, uma nova responsável, anuncia o Ministério da Saúde (MS). A médica Manuela Santos Lima assumirá o cargo de delegada, substituindo José Rui Moreira, que solicitou a sua exoneração após quase nove anos à frente daquele serviço de saúde. Segundo o Ministério da Saúde em nota publicada recentemente, a nova delegada já está integrada na equipa da Delegacia de Saúde do Sal, mas aguarda a conclusão dos trâmites legais que conduzirão à sua nomeação oficial e tomada de posse.
Manuela Santos Lima é médica de clínica geral, licenciada em Medicina Geral pela Universidade de Artemisa, em Havana, Cuba. No início da carreira, trabalhou no Centro de Saúde de Achada Santo António e no Hospital Dr. Agostinho Neto, ambos localizados na cidade da Praia, ilha de Santiago. Na ilha do Sal, entre outras funções, dirigiu o Centro de Saúde de Espargos, foi delegada substituta e integrou o Consultório Solidário de Saúde Infantil, em Chã de Matias.
O MS já formulou a Manuela Lima votos de sucesso na “nobre missão” que irá assumir, encorajando-a a prosseguir o trabalho em prol da saúde de todos os salenses. José Rui Moreira, que exerceu as funções de delegado de Saúde do Sal desde 2016, também recebeu uma mensagem da tutela, destacando o legado que deixa, focado sobretudo na atenção primária na ilha mais turística do país.
Conhecido como um médico próximo das pessoas e das comunidades, José Rui Moreira destacou-se pela sua capacidade de comunicação e pelo trabalho em prol da saúde pública, com especial enfoque no controlo de doenças transmitidas por vetores, defendendo a segurança sanitária da ilha e contribuindo para impactos positivos no setor turístico. Por exemplo, durante a pandemia da Covid-19, foi uma voz ativa na rádio nacional, através do programa especial Covid-19, respondendo diariamente às perguntas e inquietações da população.












































