Terça-feira, 16 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Sal ganha Centro “Nôs Kaza” para apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, inaugura nesta terça-feira, 16 de dezembro, às 09h30, o Centro Nôs Kaza da ilha do Sal, numa iniciativa que reforça a rede nacional de proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Santa Maria foi a cidade escolhida para acolher esse espaço. 

SALWEB.cv

O Centro Nôs Kaza é um espaço vocacionado para o acolhimento e apoio psicossocial, visando a promoção dos direitos da criança e do adolescente. Entre os seus objetivos destacam-se a prevenção de situações de risco, o fortalecimento das competências familiares e a promoção da inclusão social, em estreita articulação com as estruturas locais e parceiros institucionais.

“Constitui um espaço vocacionado para o acolhimento, apoio psicossocial e promoção dos direitos da criança e do adolescente”, refere a nota do Governo, sublinhando que a estrutura irá contribuir “para a prevenção de situações de risco, o fortalecimento das competências familiares e a promoção da inclusão social”.

Daí que, considera o Executivo cabo-verdiano,  é “um marco na estratégia nacional de reforço da rede nacional de proteção, acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, permitindo uma maior cobertura territorial e proximidade às comunidades da ilha. 

Com esta inauguração, lê-se ainda no comunicado governamental, “o Governo de Cabo Verde reafirma o seu compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes, através da “expansão e qualificação dos serviços sociais e a consolidação de respostas de proximidade, orientadas para a dignidade, segurança e bem-estar das populações mais vulneráveis”.

A cerimónia de abertura decorrerá no empreendimento “Casa Para Todos”, em frente à Polícia Municipal, e marca um novo passo na expansão dos serviços sociais dirigidos aos mais jovens. O projeto é promovido pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×