
O programa Future Shaper, desenvolvido pela TUI Care Foundation, foi apresentado esta terça-feira, 25, na ilha do Sal. A iniciativa visa capacitar jovens, empreendedores e organizações da sociedade civil para responderem aos desafios do turismo sustentável.
Samir Pereira, gerente do programa em Cabo Verde, avançou durante a apresentação do TUI Future Shaper, que ocorreu na cidade de Santa Maria, que o programa, que está focado em três grupos principais (jovens, empresários e organizações da sociedade civil), vai proporcionar-lhes ferramentas essenciais para o desenvolvimento das suas atividades.
Uma das principais apostas do Future Shaper é a capacitação estruturada, com programas de médio prazo que auxiliem os participantes na criação e consolidação dos seus negócios. “Acreditamos que é essencial um trabalho conjunto entre a comunidade local, empresas e instituições para alcançar resultados sólidos”, destacou Samir Pereira.
Atualmente, o programa está a mobilizar parceiros, envolvendo instituições públicas, empresas privadas e organizações da sociedade civil. Além da formação, prevê a criação de um programa de incubação de negócios para orientar e acompanhar os empreendedores, oferecendo-lhes suporte contínuo.
Miguel Figueroa, chefe de iniciativas estratégicas do TUI Future Shaper, reforçou que a meta do programa é gerar oportunidades de emprego e dinamizar as cadeias de valor do turismo na ilha do Sal. “Queremos que o programa vá além da hotelaria, abrangendo restaurantes, transportes e artesanato, permitindo aos empreendedores explorar novas oportunidades de negócio”, afirmou.
O TUI Future Shaper é uma iniciativa da TUI Care Foundation que visa capacitar e integrar a comunidade local no desenvolvimento sustentável do turismo em Cabo Verde, fortalecendo a economia e promovendo maior coesão social.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.