Sábado, 19 Abril 2025

Freskinhe Freskinhe

Sal: Cultura ganha impulso com apoios do governo

O Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal foi palco nesta terça-feira, 15, da cerimónia de assinatura dos contratos de apoio financeiro a projetos culturais locais, no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura), promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

O financiamento total, no valor de 1.242.000$00, será distribuído por quatro entidades culturais da ilha: Associação Abraçar Sal, Associação de Apoio às Crianças de Terra Boa, Associação Chã Matias e o projeto Dança With Djess. No total, 214 alunos serão beneficiados diretamente, permitindo que frequentem, de forma gratuita, aulas de dança, música, teatro, artes plásticas, entre outras expressões criativas.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Cultura, Dr. Augusto Veiga, do presidente da Câmara Municipal do Sal, Dr. Júlio Lopes, da vereadora da Cultura, Viviana Mendes, bem como representantes das associações e membros da comunidade local.

“O apoio financeiro que hoje formalizamos vai muito além da formação artística ele é uma ferramenta de transformação social. Estamos a dar oportunidade a jovens talentos de florescerem, independentemente das suas condições socioeconómicas”, sublinhou o Ministro Augusto Veiga.

Criado em 2017, o BA-Cultura tem como missão democratizar o acesso à cultura e reforçar a sustentabilidade de pequenas iniciativas desenvolvidas por associações, escolas e organizações não-governamentais. O programa financia atividades culturais, promovendo maior equidade no setor artístico.

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna