
A Câmara Municipal do Sal apresentou esta quarta-feira, 3, a plataforma digital “Nhá Táxi”, uma solução tecnológica baseada em taxímetro digital que visa modernizar o serviço de transporte de táxi na ilha.
Desenhada para trazer maior transparência aos utilizadores do serviço, a plataforma “Nhá Táxi” possui um sistema clara do valor a pagar, e respeita a tabela de circuitos estabelecida pela Câmara Municipal do Sal, eliminando assim possíveis dúvidas ou contestações sobre os preços das corridas.
Outra funcionalidade que beneficia os clientes é a possibilidade de solicitar um táxi à distância, através da tecnologia digital acessível à comunidade, facilitando o acesso ao transporte em qualquer momento e local.
A plataforma oferece ferramentas que facilitam a gestão dos táxis que permite controlar dados do veículo, acompanhar prazos de licença e seguro, registar distâncias, detetar avarias e reduzir o tempo de espera nos pontos, já que os motoristas permanecem online enquanto aguardam clientes.
A proposta foi introduzida numa primeira reunião nos Paços do Concelho, onde a empresa SMART SOLUCION apresentou a ideia da criação da plataforma ao Presidente da Câmara, Júlio Lopes. O encontro reuniu a Associação dos Taxistas e empresários locais, com o objetivo de apresentar as vantagens e funcionalidades do sistema digital à classe.
Segundo Júlio Lopes, a autarquia acolheu positivamente a proposta da plataforma. “Para a classe, é um projeto piloto e inovador que significará mais segurança para os usuários, além dos motoristas”, afirmou o Autarca, destacando o caráter pioneiro da iniciativa.
A implementação da plataforma “Nhá Táxi” representa um passo significativo na modernização do setor de transportes no Sal, alinhando o município com as tendências tecnológicas globais de mobilidade urbana, ao mesmo tempo que responde às necessidades específicas da comunidade local, disse o edil.












































