
A ilha do Sal recebe a partir de hoje, 19, a 20 de dezembro as cerimónias oficiais que marcam o fim do ciclo comemorativo do Cinquentenário da Independência Nacional, com o lançamento de uma moeda comemorativa, espetáculos musicais e homenagens aos cidadãos mais idosos do país.
O programa arranca pelas 17h00, com a apresentação da moeda alusiva aos 50 anos da Independência, uma iniciativa da Comissão Nacional Organizadora dos 50 Anos da Independência (CNO-50) e do Banco de Cabo Verde. A cerimónia decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.
A noite fica marcada pelo grande espetáculo de encerramento no Largo Nhâ Lilina, no bairro África 70, nos Espargos, entre as 21h00 e a meia-noite. Atuam os grupos Os Tubarões e Dynamo, acompanhados pelos artistas locais Tio Lino, Carolyn e Cindy Brito. O evento termina com fogo de artifício à meia-noite.
No sábado, dia 20, pelas 11h00, realiza-se a cerimónia de homenagem aos cabo-verdianos com 90 ou mais anos, também no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal. O momento pretende reconhecer e valorizar a memória viva do país.
O encerramento no Sal completa o percurso nacional das celebrações, que começaram em abril com a abertura em Mindelo e tiveram o ponto alto em julho na cidade da Praia. O programa incluiu atividades culturais, institucionais e educativas em todo o arquipélago.
As comemorações do Cinquentenário visam preservar a memória coletiva e a valorização da cultura nacional, cinco décadas após a conquista da independência.
Foto: O País












































