Terça-feira, 02 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

“Sábado Vermelho”: Cabo Verde quer atingir 200 doações de sangue

O Hospital Universitário Agostinho Neto realiza hoje, 29,  a campanha “Sábado Vermelho”, uma iniciativa continental de doação de sangue que decorre  simultaneamente em todo o continente africano. Cabo Verde foi convidado pela Sociedade Africana de Transfusão Sanguínea a integrar esta ação solidária, que pretende colher 10 mil unidades de sangue em 24 horas em toda a África. O país comprometeu-se com a meta de recolher 200 bolsas de sangue, das quais 80 apenas no HUAN.

SALWEB.cv

A médica hematologista e diretora do Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Neto, Linete Fernandes, explicou a importância da iniciativa e o impacto direto de cada doação. “Com uma doação podemos salvar 3 vidas”, sublinhou, apelando à participação massiva da população.

“A organização convidou todos os países da África para que no mesmo dia, 29 de novembro, todo o continente faça uma campanha de colheita de sangue. Cabo Verde aceitou o desafio, propondo colher 200 bolsas de sangue para o país”, afirmou a responsável.

Para garantir o sucesso da campanha, o Banco de Sangue do Hospital Universitário Agostinho Nelto (HUAN), está a implementar várias estratégias de comunicação e mobilização. Além da conferência de imprensa, a equipa participará em programas televisivos, distribuirá panfletos nos grandes centros comerciais e praças, e reforçará a presença nas redes sociais.

A recolha no HUAN acontecerá na Central de Consultas, entre as 08h00 e às 15h00, um espaço maior que o banco de sangue habitual, escolhido devido à previsão de grande afluência de doadores.

“A logística é diferente, o banco de sangue é pequeno para tanta gente, então vamos fazer a nossa colheita na Central de Consultas”, explicou Linete Fernandes, acrescentando que a equipa foi reforçada com mais médicos, técnicos e enfermeiros para atender a todos os voluntários.

A campanha estende-se a todas as ilhas com bancos de sangue ativos. Além do HUAN na Praia, participam o Hospital Regional de Santiago Norte, o banco de sangue do Fogo, de São Vicente e do Sal, cada um com objetivos de colheita definidos.

“Convidamos os que não são da Praia, mas que estão nas outras ilhas que também têm banco de sangue, a participarem nesse mesmo dia”, apelou a diretora do Banco de Sangue.

O Banco de Sangue do HUAN deixou um apelo à solidariedade de toda a população cabo-verdiana, tanto doadores regulares quanto novos voluntários. “Este é um apelo à solidariedade, à união e à esperança. Cada gota de sangue doada representa vida, coragem e empatia, valores que definem a força do nosso povo”, refere a organização.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua